4 dicas para desafiar o status quo: alocar projetos em equipes, não recursos em projetos!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Desafiar o status quo é sair do padrão, criar algo fora da caixa e inovador que agrega ainda mais resultados às diversas atividades no dia-a-dia de trabalho. Aliás, melhor ainda: pense que não tem caixa, você e livre para imaginar e fazer diferente! Não é de uma hora para outra que isso acontece dentro de uma estrutura organizacional, sendo necessário entender bem a estratégia revolucionária do Scrum através dos treinamentos CSM®, CSPO® e CSD®. Para um profissional com uma visão mais abrangente de suporte à gestão, o CAC® (Certified Agile Coach) ponde conduzir a estratégia que vamos apresentar aqui.

A estratégia aqui é entender que durante muitos anos somos condicionados a pensar em pessoas como recursos e mais que isso aloca-las em projetos de acordo com a demanda. Se condicionamento é um conceito muito forte para você, pense que nos acostumamos a operar de uma certa forma e entramos na zona de conforto após anos fazendo a mesma coisa! Para obter resultados diferentes, temos que AGIR diferente! Veja abaixo 4 dicas para você fazer virar o jogo e adotar um conceito contrário: alocar projetos em equipes, ao invés de recursos em projetos!

 

1. Não pense em pessoas como “recursos”: utilize um CSM®

O CSM® (Certified Scrum Master) compreende os valores, práticas e aplicações do Scrum, além de ter contato com um nível de conhecimento moderno, acima dos gerentes de projeto ou profissionais não treinados. Exatos 92% dos participantes do nosso treinamento relata que aprendeu muita coisa nova, independente do seu background e anos de experiência. Estamos sempre renovando os conceitos passados e trazendo conceitos e soluções modernas do Brasil e exterior.

Profissionais com essa certificação atuam como líderes que ajudam o restante da equipe a trabalhar em conjunto e aprender a estrutura do Scrum. Uma responsabilidade crucial do CSM® para ajudar na nossa estratégia: realizar retrospectivas de verdade, com uma agenda bem definida, estando bem preparado para construir comprometimento e senso de propriedade. Esse é o primeiro passo para que a organização não trate as pessoas como recursos: elas precisam se sentir valorizadas.

 

2. Reduza o gap entre negócio e desenvolvimento: tenha um CSPO®

Durante sua capacitação, os CSPO® aprendem a terminologia, práticas e princípios do Scrum que permitem que eles cumpram a função de Product Owner em uma equipe Scrum: ser a ponte entre estratégia e tática! Ele tem dois conjuntos de responsabilidades principais:

  • Gestão de Stakeholders do projeto, eventualmente ajudando um GP
  • Criação e gestão do Backlog do Produto, priorizando demandas e tirando dúvidas sobre o que deve ser desenvolvido

Eles são cobrados pela organização para obter o produto final correto e com qualidade e espera-se que façam o melhor trabalho possível para manter o Backlog do Produto e garantir que todos saibam as prioridades. Na nossa estratégia o PO irá nos ajudar a fazer previsões de entrega utilizando amostragens estatísticas da performance de trabalho das equipes. Ele também trabalhará junto aos executivos para tomar decisões de escopo vs. tempo.

 

3. Capacite sua equipe de desenvolvimento em técnicas de desenvolvimento Ágil: capacitação CSD®

Os Desenvolvedores Certificados Scrum demonstram uma compreensão mais aprofundada acerca dos princípios do Scrum, e aprenderam habilidades especializadas para implementar seguir o Manifesto Ágil quando do desenvolvimento do produto. Eles realizam exercícios práticos de engenharia ágil de software através e conduzem um projeto-piloto durante três dias de imersão em programação extrema!

O curso CSD® foi desenvolvido para desenvolvedores de software (programadores) que estão construindo software em um ambiente Scrum. Não adianta ajustar a gestão sem consertar como os produtos são construídos, certo? Portanto, é fundamental que a empresa tenha profissionais com esse conjunto de conhecimento nas equipes.

 

 

4. Finalmente: não aloque recursos em projetos!

Par ajudar partes de organização como PMOs, GPs, Gerentes de Programa a pensar e a fazer diferente, vamos precisar de alguém que saiba utilizar em conjunto ferramentas de coaching, liderança, Agile e Gestão de Projetos. O CAC® é a melhor certificação para juntar esse conjunto de conceitos, fornecendo uma formação completa para profissionais agentes de mudança para o Séc. XXI.

O Agile Coach certificado Massimus irá ajudar a empresa a entender que se montarmos uma equipe sob demanda, a previsibilidade das estimativas da empresa nunca estará num nível satisfatório. Isso implica em projetos estourando tempo e custo constantemente. Se ao invés disso, focarmos esforços em montar equipes coesas e de alta identidade e alocarmos a essas equipes as demandas organizacionais, poderemos maximizar a previsibilidade a contento. Com isso, tanto as equipes como os executivos estarão mais satisfeito e teremos menos atrito nos projetos.

Aplicar a experiência desses profissionais certificados fará toda a diferença para que o seu negócio quebre barreiras e desafie o status quo do mercado. Se ficou interessado nas formações como CSM®, CSPO®, CSD® e CAC®, entre em contato com a equipe da Massimus.

Compartilhe


Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×